Páginas

Pro-Ativa Fitness - Saúde em primeiro lugar

O assunto de hoje é sobre saúde e beleza. A vida do ser humano está cada dia mais corrida, seja com trabalho, escola, filhos, família, está cada vez mais difícil dedicar um tempo à prática de exercícios e cuidados na alimentação.


Nos últimos anos, pesquisas médicas comprovam que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física em todas as faixas de idade. Os exercícios regulares aumentam a longevidade, melhorando a energia do indivíduo, promoção da saúde, na qualidade de vida e na prevenção e/ou controle de diversas doenças.


Neste post falaremos sobre os benefícios promovidos pela prática regular de atividade física e qual a função de cada aparelho/exercício com o auxílio do personal training Jakson Araújo junto com a academia Pro-Ativa Fitness.


Vamos responder as perguntas mais frequentes sobre as atividades físicas, quando praticar, restrições etc., e, sobretudo mostrar que academia não é apenas beleza, mas também saúde! Então vamos lá



Alongamento


Toda prática de atividade física requer um preparo, e o alongamento nada mais é que isso. É um grande fator de prevenção de lesões durante atividade física devido ao relaxamento da musculatura. Uma das partes mais importantes da academia, sugere-se que seja feito no tempo mínimo de 5 minutos onde se trabalha toda amplitude do movimento dos músculos do corpo.

mnvhbhff

Esteira


A esteira é o parelho de corrida mais utilizado geralmente. Correr em uma esteira sem inclinação lhe permite correr mais rápido do que na rua, porém com a mesma carga aeróbica, o que significa que você pode correr mais rápido por mais tempo, desenvolvendo assim sua habilidade motora relacionado com um ritmo mais rápido do que o normal. Outro benefício da esteira é ter um controle das variáveis como vento ou inclinação, a esteira lhe permite monitorar melhor sua melhora treino após treino.

esteira esteirad2


Cadeira extensora


Permite trabalhar os músculos da perna, sendo os que pegam mais o das coxas. E como ele permite que se tenha várias regulagens, você pode usar para fazer outros tipos de exercício, trabalhando até o quadril.

P1080413

Leg press


É um equipamento para a prática de exercícios de treinamento de peso individuais, na qual a pessoa empurra um peso para longe dela, usando as suas pernas.

Posicionando os pés no meio da máquina, se trabalha o quadríceps. Posicionando apenas a ponta dos pés, se trabalha a panturrilha/batata da perna.

P1080443 P1080449

Crucifixo com aparelho


O crucifixo funciona melhor se agarrar as pegas de maneira a que as palmas das mãos estejam voltadas para dentro. No entanto, também pode utilizar agarrar nas pegas de modo a que as palmas das mãos fiquem viradas para a frente. É importante manter os cotovelos sempre rígido e ligeiramente dobrados em todo o movimento.

P1080400

Abdominal


Têm uma função respiratória, visto estarem ligados ao diafragma. Têm uma função de contenção: retêm os órgãos do sistema digestivo.

Esta função é assegurada principalmente pelo músculo transverso que tem uma estrutura muito particular na cadeia abdominal.

P1080453P1080460

Algumas perguntas frequentes

Há idade certa para começar a fazer academia?


Jakson: Vários estudos comprovam que não há idade mínima para começar a prática de atividades física, visto que a mesma contribui para o desenvolvimento muscular e ósseo da pessoa. Até porque, é muito comum hoje em dia, vermos casos de sobrepeso e obesidade (não só em crianças mas no geral) devido o sedentarismo.  Sendo assim, a prática de exercícios é recomendada em qualquer idade, desde que com o auxílio de um profissional da área e respeitando os limites corporais.



Existe algum tipo de contraindicação para gestantes, idosos e afins?


Jakson: Não. Desde que, com auxílio dos profissionais da área. A prática da atividade física regular no período gestacional ajuda na circulação sanguínea e no fortalecimento muscular. O exercício físico contribuirá também para adaptação da nova postura física expansão do útero no abdômen e no controle do ganho de peso neste período. Mulheres em melhor condição física apresentam uma gravidez mais saudável e consequentemente com menor risco.


No caso de idosos, a academia é de maior importância pois, conforme chega a idade também aparecem algumas alterações fisiológicas/musculares, estes problemas podem ser minimizados com a prática de atividades diárias de exercícios, trazendo também outros benefícios como a melhoria na condição de vida, dimuição de quedas, e prevenção de doenças crônicas (colesterol, diabetes, hipertensão e afins), mantendo a capacidade funcional geral.


Nos dois casos citados, as atividades devem ser desenvolvidas nas condições apropriadas e sob a orientação de profissionais (como dito anteriormente).



Qual o tempo recomendado de exercícios por semana?


Jakson: Segundo a organização mundial da saúde (OMG), o tempo estimado para a prática de atividades físicas (seja elas corrida, caminhada, musculação) no mínimo cinco vezes na semana, em média por trinta minutos.



Existe preferência de horário para caminhar?


Jakson: A caminhada é o exercício mais comum, pelo seu baixo custo e fácil acesso, podendo ser realizada em praças, pistas próprias e até mesmo em casa com aparelhos apropriados. Seus benefícios são os básicos (melhora da circulação, combate à osteoporose, mantém o peso em equilíbrio etc.) e não há uma “hora boa” para caminhar, a disponibilidade vai de pessoa para pessoa.



Qual a diferença entre suplementos e os anabolizantes?


Jakson: Há algumas dúvidas sobre suplementos levando as pessoas à confundirem com anabolizantes.


A atividade física eleva por diversas vias a necessidade de alguns nutrientes. E a suplementação nada mais é que isto, a reposição dos nutrientes perdidos durante os exercícios. Os suplementos são grandes aliados na busca pelo corpo perfeito, mas o uso sem a supervisão de um especialista pode acarretar em diversas consequências como aumento da frequência cardíaca, pressão arterial entre outros.


A diferença entre suplementos e anabolizantes asteroides é que, o primeiro auxilia na reposição dos nutrientes perdidos durante exercícios. Já os anabolizantes asteroides são drogas e hormônios usados na medicina veterinária em animais de grande porte, e também no uso medicinal para cura de doenças e deficiências do corpo. O uso sem indicações é estritamente proibido podendo causar vários males como obesidade, câncer, problemas cardíacos e distúrbios mentais.


538694_186778281447691_948706829_n

Jakson A. Araújo, personal training CREF: 3776-G e Flávia Marczewski
Pro-ativa Fitness Academia (67) 3412-1667
Av. Presidente Vargas, 61 – Douradina, Visite a fanpage no Facebook

autores

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger