Vamos esclarecer essa dúvida falando sobre cada tipo de sapato e o momento certo em que você deve usá-lo. Começando pelo social, passando pelo casual até o informal, veja como não é difícil calçar bem sem perder o conforto.
Sapato Oxford
Os sapatos Oxford surgiram na Inglaterra em 1640, e tem este nome porque foi o primeiro sapato amarrado com cadarços tornando-se popular entre os estudantes da Universidade de Oxford. São caracterizados por ser um modelo fechado em que as perfurações para os cadarços são feitos diretamente no corpo do sapato, e não em abas costuradas sobre a gáspea (porção dianteira do calçado).
Existem muitas variações de modelos deste tipo de calçados, mas seja qual for eles são os mais formais e ideais para ternos e ocasiões como casamentos, por exemplo.

Sapato Derby
É parecido em formato com o oxford, e sua principal diferença é que a parte dos furos para o cadarço está situada em abas laterais costuradas sobre o corpo do sapato. Isto faz com que ele se adapte com mais facilidade a todas alturas do peito do pé.
Este é o menos formal dos sapatos clássicos, é muito versátil e funciona com costume, blazer e calça sem gravata, e também com calças de alfaitaria e camisa. Dependendo do modelo, pode ser usado com jeans.


Sapato Mocassim
É um sapato confortável, conhecido por sua flexibilidade e conforto. É um sapato casual e esportivo que fica bem com bermudas e calça jeans.NÃO COMBINA COM MEIAS
O tipo de sapato amado por uns e odiado por outros, mas que é indispensável a qualquer homem.


Loafer


É um sapato fechado, sem cadarço e sem fivela, que se distingue por uma faixa de couro com um desenho vazado na área superior do peito do pé.
É um sapato casual que vai bem com calça jeans ou de sarja com camisa pólo.
Sapatênis
É um sapato misto, não tão esportivo como o tênis, nem tão formal quanto os sapatos. Por mais bonito que o sapatênis seja evite usá-lo com a primeira roupa que ver pela frente, o mais indicado é usar o usá-lo em momentos informais e pode ser combinado com com shorts, bermudas e calças. Use moderadamente e não se esqueça, um sapatênis nunca substitui calçados sociais.


Chinelo/Sandália
Esse é o tipo de calçado que toda pessoa tem e usa frequentemente. Vai bem com todo tipo de gosto. Ficam lindos tanto com bermudas e shorts, quanto com calças de algodão. Entretanto, são adequados apenas para locais totalmente informais, como na praia e clube ou em casa.



Com todas essas dicas, espero que fique mais fácil de decidir naquela confusa hora de ir às compras de calçados.
Dê sua opinião nos comentários, e até breve.
Nenhum comentário
Postar um comentário